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Notícias / Educação

Arte, educação e cidadania marcam comemoração do primeiro ano do Educa Mais

Da Redação - SME

Uma mostra dos resultados conquistados durante o primeiro ano do Educa Mais, a Escola de Tempo Integral, foi apresentada ontem (12-11) durante um encontro entre escolas, educadores, alunos e autoridades, na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).

O Educa Mais oportuniza hoje, a 8 mil alunos da rede de ensino da capital, o acesso a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete horas e meia diárias.

O programa é uma das ações da Prefeitura de Cuiabá para promover o desenvolvimento pleno do aluno, buscando a melhoria do seu desempenho escolar e ampliação do universo de experiências artísticas, culturais, esportivas, ambientais e de assistência à saúde, ao mesmo tempo em que se educa para a cidadania ativa.

Implantada em agosto de 2008, a princípio, a Escola de Tempo Integral foi desenvolvida com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá e, de início, atendeu 10 escolas que tiveram desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo de 2,9. Em setembro do mesmo ano, com incentivos do Governo Federal, foi ampliado para 31 escolas e passou a atender 7.202 alunos com o trabalho de 180 monitores.

A partir de abril deste ano, o programa passou a atender mais nove escolas municipais, ampliando para 40 o número de escolas atendidas. Além do Ideb abaixo de 2,9, outros critérios para que a unidade de ensino seja contemplada pelo Educa Mais são a presença de fenômenos de vulnerabilidade social e regiões de maior violência.

Durante o evento de comemoração de um ano do projeto, o secretário municipal de educação, Carlos Carlão Pereira Nascimento, destacou a importância da adesão de todos os profissionais da educação ao programa. “Se o Educa Mais é sucesso hoje, é porque temos profissionais comprometidos com a missão fundamental desse trabalho, que é fazer com que essas crianças tenham sucesso na escola”.

O secretário também avaliou que as atividades desenvolvidas no projeto têm refletido na melhoria da auto-estima dos alunos, diminuição da evasão escolar e avanço na qualidade de ensino. “A Escola de Tempo Integral já se tornou uma política pública em Cuiabá e, até o final dessa gestão, pretendemos ampliar o programa às demais escolas do município”.

Para a diretora de Políticas Educacionais, Julieta Ribeiro Domingues, o programa deve ser transformado em uma política pública de educação no município, pois permite que crianças e adolescentes sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem. “Quando estimuladas, as crianças respondem positivamente e ocupam o espaço que é delas. É isso que o Educa Mais tem possibilitado aos nossos alunos”.

É essa intervenção na realidade de muitos estudantes que, segundo coordenadora de Programas e Projetos da SME, Rosa Maria Luzardo, é o objetivo maior do projeto. Segundo ela, o acesso à educação é mais que frequentar a escola. É também oferecer atividades diferenciadas que permitam a formação integral do aluno. “A Escola de Tempo integral é uma instrumento poderoso contra a desigualdade social”, ponderou.

Um dos anseios dos educadores da rede sempre foi, de acordo com o diretor da escola municipal Profª Francisca Arruda, no bairro Jardim Eldorado, Martins Custódio da Silva, a possibilidade de oferecer atividades diferenciadas que contribuíssem com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. “No passado, lutávamos para implementar um projeto na escola. Hoje, temos pelos menos 10 atividades para os alunos fora da sala de aula”.

A comemoração também contou com diversas apresentações culturais, artísticas e educativas dos alunos do projeto, que mostraram o trabalho desenvolvido nas horas em que estão fora da sala de aula, mas continuam em ambientes educativos.

Também participaram do evento representantes das secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Esporte e Cidadania, Cultura, Saúde e Meio Ambiente, parceiras do programa, oferecendo atividades nas unidades escolares de acordo com sua área de atuação.
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