Imprimir

Notícias / Esportes

Nadadora Rebeca Gusmão é banida definitivamente do esporte

Folha Online

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu nesta sexta-feira pelo afastamento definitivo de Rebeca Gusmão do esporte. A nadadora foi banida no dia 5 de setembro do ano passado pela Fina (Federação Internacional de Natação), por reincidência no uso de doping.

"A Corte Arbitral do Esporte chegou à sua decisão final nos casos relativos à nadadora brasileira Rebeca Braga Gusmão. A CAS confirmou as decisões tomadas pela Fina em 2008, a última delas em que a Sra. Gusmão foi declarada impedida de competir pelo resto da vida", afirmou a entidade, através de uma nota em seu site oficial.

No começo de agosto deste ano, Rebeca havia sido inocentada da acusação de ter fraudado o exame antidoping que fez no Pan-2007, do Rio. Amostras de dois testes dela, que deram negativo, revelaram urinas com DNAs diferentes.

A nadadora testou positivo para testosterona exógena (hormônio masculino não produzido pelo organismo) no Troféu José Finkel 2006 e voltou a ser pega para testosterona exógena em exame da entidade realizado no dia 13 de julho de 2007, durante o Pan do Rio.

Rebeca apelou à CAS (Corte Arbitral do Esporte) para seus dois casos. Na ocasião, a corte declarou-se inapta para julgar o caso da brasileira, que não havia passado por julgamentos prévios no Brasil ou na Fina.

Na época, além de ter sido suspensa preventivamente por dois anos, Rebeca perdeu as suas quatro medalhas conquistadas no Pan: ouro nos 50 e 100m livre, prata no revezamento 4 x 100m livre e bronze no revezamento 4 x 100m medley.
Imprimir