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Construtoras não cumpriram o contrato em obra do Rodoanel

Folha Online

Auditoria realizada em 2007 e 2008 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) constatou que as empreiteiras responsáveis pelo Rodoanel mudaram o material descrito em contrato e optaram por vigas pré-moldadas a fim de baratear o custo dos viadutos. É o que revela reportagem da Folha deste domingo (disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Nesta sexta-feira (13), três vigas da obra caíram, atingiram veículos e deixaram três pessoas feridas.

O trecho sul --onde as vigas despencaram sobre carros na noite de anteontem-- está sob investigação do tribunal, que já listou 13 irregularidades no percurso de 61 quilômetros.

O secretário de Transportes de São Paulo, Mauro Arce, negou que estejam sendo utilizados materiais mais baratos. Segundo ele, algumas falhas apontadas pelo TCU foram resolvidas com um TAC (termo de ajustamento de conduta). Ele não nega, no entanto, que possam ter ocorrido problemas com o material utilizado na viga que causou o acidente.

Os contratos de obra de todo o Rodoanel (sem contar outros gastos, como desapropriações), que somam R$ 3,6 bilhões, são investigados pelo TCU desde 2003.

Acidente

Apesar de descartar a hipótese de falhas no projeto, o diretor de engenharia da Dersa e gestor responsável pela construção do Rodoanel, Paulo Vieira de Souza, admitiu que possa ter havido problemas na execução da obra.

As vigas, que pesam 85 toneladas e têm 40 metros de comprimento, haviam sido instaladas no começo desta semana. Por volta das 21h15, elas despencaram de uma altura aproximada de 20 metros e atingiram um caminhão e dois carros --um deles ficou totalmente destruído.

Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.
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