Imprimir

Notícias / Cidades

Casamento comunitário é lançado e quer bater recorde

Thalita Araujo - Especial para o Olhar Direto

Três mil pessoas devem se casar em uma ação coletiva e gratuita no próximo mês de junho. Trata-se do Casamento Comunitário, projeto do governo do Estado que foi lançado na tarde de hoje, 19, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás. Com esta edição, Mato Grosso deve entrar novamente para o livro de recordes brasileiros (RankBrasil) como o maior casamento do país. 

O Casamento é uma realização da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) que tem à frente a primeira dama, Terezinha Maggi. Ela diz que a ação é de extrema importância para a população mais carente. “Pela complexidade, falta de informação ou dificuldades financeiras, muitas vezes o casamento legal é deixado de lado”, diz Terezinha. 

Ela ainda ressalta que, em decorrência das uniões não legalizadas, muitas crianças que nascem nessas situações acabam não sendo registradas. “Sem certidão de nascimento a criança fica sem muitos direitos, como, por exemplo, a participação em programas sociais”, completa. 

Muitos líderes comunitários estiveram presentes na solenidade. Paulo Sardinha, presidente do bairro Vila Nova e Secretário Geral da União Coxipoense de Associações de Moradores, disse que vai repassar todas as informações sobre o Casamento Comunitário aos moradores de seu bairro. “Eu já trouxe casais em outras edições. O convite é sempre bem aceito pela comunidade. Ano passado alguns casaram e quase o bairro inteiro foi assistir”, relata. 

O governador Blairo Maggi, que cumpria outro compromisso, chegou tarde, mas ainda a tempo de agradecer a todos os parceiros e ressaltar a grandiosidade do programa. “Que a vida das pessoas mude depois desse ato, que é um ato de cidadania”, disse, em referência ao casamento civil. 

Os parceiros que assinaram o termo de cooperação para a realização do Casamento Comunitário são: Lions, Rotary, Maçonaria, Igrejas Católica e Assembléia de Deus, Tribunal de Justiça, por meio da Corregedoria Geral de Justiça, Defensoria Pública, Procuradoria Geral de Justiça, Unirondon, Cruz Vermelha e várias Secretarias de Estado.
 
Os municípios mato-grossenses que trouxerem casais para o casamento irão receber certificados de participação. Aqueles que trouxerem o maior número ganharão troféus de 1º, 2º e 3º lugar. 

As edições anteriores do Casamento Comunitário já realizaram 17 mil casamentos. Com esta, então, espera-se chegar aos 20 mil. As inscrições iniciam no dia 03 de março. Os interessados devem procurar a sede da antiga Prosol, localizada na Rua Baltazar Navarros, esquina com a Rua General Valle, 567, bairro Bandeirantes, Cuiabá. De segunda a sábado, das 8h às 18h. Para se inscrever, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento original, RG, CPF e um comprovante de endereço. O casal que for menor de idade deve ir acompanhado dos pais ou responsáveis para autorizar a união. Os telefones de contato são 3624-4644 e 3624-0848. A cerimônia do casamento coletivo será no dia 06 de junho, no Ginásio Aecim Tocantins.

Imprimir