Imprimir

Notícias / Economia

Sistema de metas para inflação foi mais adequado contra crise

Folha Online

O presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, defendeu nesta segunda-feira o regime de metas para a inflação, e ressaltou que o modelo utilizado pelo Brasil foi o mais adequado para enfrentar a crise. Meirelles alfinetou os críticos do sistema, e destacou que o BC segue "inequivocamente" comprometido com o regime de metas.

"Analistas mais afoitos e menos informados chegaram a dizer que o regime de metas não seria suficiente para permitir a superação da crise. No entanto, os dados de atividade mais recentes mostram enfaticamente que este é um regime extremamente adequado para enfrentar crises além do período de normalidade", afirmou, durante em videoconferência, durante abertura de seminário sobre os 30 anos de implementação da taxa Selic, na sede do BC, no Rio.

Para Meirelles, o regime de metas é flexível, mas não permite "ambiguidade de propósitos".

Sobre a taxa Selic, o presidente do BC comentou que a mesma é dinâmica, e garante a infraestrutura necessária para a negociação de títulos públicos.

"A taxa Selic é um dos alicerces do sistema financeiro. Ela possibilita à autoridade monetária uma atuação mais segura", observou.
Imprimir