Imprimir

Notícias / Brasil

ONS confirma invasão de site por hackers dois dias após apagão

Folha Online

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou na tarde desta segunda-feira a invasão da rede corporativa do órgão na última quinta (12), dois dias após o blecaute que atingiu 18 Estados. De acordo com o órgão, o pirata virtual "demonstrou que poderia entrar no sistema", mas nada foi danificado, pois o ONS detectou o problema rapidamente.

O ONS negou, entretanto, que o site operacional do órgão --que controla os serviços de transmissão de energia elétrica-- tenha sido invadido, já que este sistema é controlado apenas por comandos de voz. Ainda segundo o órgão, o fato não tem nenhuma relação com o apagão da semana passada.

Reportagem da Folha de hoje revela a vulnerabilidade do site do ONS à invasão de hackers. As falhas, entretanto, foram corrigidas na sexta-feira (13). De acordo com a reportagem, setores do site permitiam identificar programas internos usados pelo órgão para armazenar dados.

À Folha o ONS e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), entre outros órgãos governamentais, haviam negado a possibilidade de ataques por meio da internet aos sistemas de empresas de energia.

A vulnerabilidade no sistema do ONS, no entanto, ficou disponível a quem tivesse interesse de provocar problemas nos computadores do órgão.
Imprimir