Imprimir

Notícias / Política BR

Governo fecha acordo com líderes para levar Dilma e Lobão ao Congresso

Folha Online

Preocupado com a movimentação da oposição para explorar politicamente o apagão elétrico que atingiu 18 Estados na semana passada, o governo fechou, nesta segunda-feira, com líderes governistas um acordo para levar ao Congresso a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia).

A ideia é que os ministros participem de uma série de audiências públicas no Senado como convidados, que contam com a prerrogativa de marcar a data do encontro e de responderem o que quiserem.

A estratégia estabelece ainda que eles estariam ao lado de outras 12 autoridades do setor, de segundo e terceiro escalões, para enfraquecer a pressão da oposição, que pretende explorar o tema às vésperas do ano eleitoral.

Pelo acordo, o requerimento seria apresentado pelo presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Fernando Collor (PTB-AL), o que permitiria o controle das discussões evitando possíveis constrangimentos para Dilma --que é pré-candidata do PT à sucessão presidencial-- e Lobão. Collor pode oficializar o requerimento na reunião de hoje da comissão, marcada para o início da noite.

Se o documento do governista for aprovado, ele inviabilizaria outros dois requerimentos apresentados pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), convidando Dilma e Lobão a darem explicações.
Imprimir