Imprimir

Notícias / Cidades

Bancários protestam contra 400 demissões feitas pelos bancos Santander e Real

Da Redação/AM

Os bancários farão um protesto em frente aos bancos Santander e Real, em frente a praça Alencastro, na região central de Cuiabá, nesta quinta-feira (19), às 11h, devido a mais de 400 demissões ocorridas após a fusão das duas instituições. A manifestação está sendo organizada pelo Sindicato dos Empregados e Trabalhadores dos Estabelecimentos Bancários e do Ramos Financeiro do Mato Grosso (Seeb-MT).

Os funcionários dos bancos colocaram cruzes negras na porta dos bancos simbolizando demissões e durante o protesto serão afixadas faixas, carros de som tocarão marcha fúnebre e discursos de protestos serão feitos no ato. A mobilização ocorrerá em todo o país.
Segundo o presidente do Seeb-MT, Arilson Silva, essas demissões ocorreram quando os dirigentes sindicais estavam em um processo de conversação com a direção do banco para que juntos encontrassem uma alternativa para evitar a demissão dos bancários. 

“Os bancários não podem pagar pela conta que não fizeram. A crise não foi provocada por nós e não diminuiu os lucros dos bancos, que ainda são os maiores do mundo. O sistema financeiro brasileiro é diferente dos norte-americano e europeu, ou seja, aqui os bancos estão bem mais estruturados e seus spread são os maiores do mundo dessa forma não sofrem tanto”, explica Silva.

Para Nice Perreira, é um desrespeito que o banco Santander que teve um lucro de R$ 2,8 bilhões no ano passado tenha que demitir tantos funcionários, mesmo abrindo outras agências aqui em Mato Grosso.
Imprimir