Imprimir

Notícias / Cidades

Taxistas reúnem-se com prefeito por melhorias

Da Redação - PMC

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos atendeu a reivindicação dos taxistas e autorizou, nesta segunda-feira (16.11), a alteração da data de cobrança da bandeira 2 para o mês de dezembro. “Antes era cobrado em período integral do dia 5 de dezembro ao dia 05 de janeiro. Apenas a data mudou para o mês corrido de dezembro. Achamos que por ser um mês festivo, de natal, a medida vai ajudar nos rendimentos do final de ano, pois não recebemos 13º”, explicou Adailton Lutz Leite Bispo, presidente do Conselho Fiscal do Sindicato dos Taxistas (Sintac), durante reunião com o prefeito na Governança Integrada.

Dentre as reivindicações, os taxistas solicitaram também a isenção da taxa de vistoria de R$ 17,00, cobrada pelo município durante a renovação do alvará. De acordo com a categoria, os taxistas pagam anualmente duas taxas: uma para o município e outra para o Detran. Segundo eles, os detalhes requeridos na fiscalização causam entraves que fazem com que os carros permaneçam parados por até 30 dias, prazo de regularização. “Vamos ver a possibilidade de unificar esta taxa com o Detran, assim diminuímos a burocracia”, afirmou o Prefeito.

Foram apontados ainda os cinco pontos de estrangulamento do trânsito de Cuiabá: o cruzamento da Perimetral em frente à gráfica Atalaia, trevo do bairro Santa Rosa e as avenidas Tenente-coronel Duarte, Fernando Correa e Isaac Póvoas.

Wilson Santos informou que Cuiabá já possui 72 projetos voltados para o melhoramento do trânsito e transporte coletivo que deverão ser implantados na cidade como preparativo para sediar a Copa de 2014.

O secretário de Trânsito, Edivá Alves irá marcar uma nova reunião para apresentar o conteúdo dos projetos aos sindicalistas. “Vamos mostrar o que vem sendo feito e o que precisa ser feito até para eles conhecerem o que está sendo planejado para Cuiabá. A população cresceu e atualmente temos 2.2 habitantes para cada veículo. Tem mais carro do que gente circulando”, acrescentou Edivá.

Combate a dengue

O prefeito Wilson Santos convidou os taxistas para se unirem no combate ao mosquito da Dengue em Cuiabá. Para o prefeito, os taxistas pertencem a uma classe forte e simpática junto à população, portanto podem ajudar a desempenhar um papel de responsabilidade social. “Vamos distribuir panfletos educativos aos passageiros e adesivar os carros para conscientizar a população do risco desta doença”, anunciou o prefeito.

Os taxistas se animaram e propuseram fazer um mutirão de limpeza nos bairros e inclusive promover um manifesto de alerta para o cidadão cuiabano com uma passeata de combate à dengue. “Sabemos do esforço diário dos agentes, mas a proliferação do mosquito é muito mais rápida. Precisamos nos conscientizar disso”, argumentou Adailton Lutz Leite Bispo, presidente do Conselho Fiscal do Sindicato dos Taxistas (Sintac).

Durante a reunião o prefeito ainda sugeriu uma parceria entre o sindicato, município e donos de bares e restaurantes de casas noturnas para evitar acidentes no transito por excesso de bebidas alcoólicas. “Álcool e volante não combinam, vamos pensar na possibilidade de estarmos talvez levando pessoas que excederam no álcool para suas casas”, sugeriu.

De acordo com o presidente do Conselho Fiscal do Sindicato dos Taxistas, a reunião foi produtiva e pode gerar frutos positivas para a Capital. “O prefeito nos recebeu, ouviu nossas reivindicações e estamos dispostos a ajudar”.
Imprimir