Imprimir

Notícias / Educação

Cerca de 2,5 milhões de alunos fazem prova do Saresp nesta terça

Folha Online

Quase 2,5 milhões de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares devem participar das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). As provas ocorrem a partir desta terça-feira e irão até quinta-feira (19).

O Saresp é o exame de avaliação de aprendizagem aplicado pelo governo estadual. A prova avalia estudantes das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Participarão do exame este ano 1.780.122 alunos de escolas estaduais, 625.950 alunos de escolas municipais e 68.745 alunos de escolas particulares.

Serão avaliadas as disciplinas de língua portuguesa (incluindo redação), matemática, história e geografia. Porém, somente as disciplinas de língua portuguesa e matemática são consideradas na composição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual.

Foram feitas mais de 20 tipos de provas diferentes por série e disciplina. A prova terá duração mínima de duas horas e máxima de três horas. O horário de início do exame será o mesmo do horário de início das aulas.

Escolas municipais

Pela primeira vez desde a implementação da avaliação em 1996, o Estado vai custear a aplicação da prova para alunos da rede municipal de cidades que aderiram ao Saresp. Dessa forma, cerca de 630 mil estudantes de 3.245 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos cerca de 2,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova.

Alunos deficientes

O Saresp contará ainda com a avaliação de 40 mil alunos que possuem algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, física ou mental. Para esses estudantes, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizará uma estrutura especial, de acordo com a necessidade de cada estudante.
Imprimir