Imprimir

Notícias / Política BR

De Sanctis acata pedido do STF e fornece documentos da Satiagraha

Folha Online

O juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, acatou a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) e enviou à Corte documentos da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que investiga crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.

A determinação foi do ministro Eros Grau, que concedeu liminar solicitada pelo presidente do Opportunity, Dório Ferman. Com a decisão, os arquivos deverão ficar no STF até o julgamento final da reclamação de Ferman.

Na reclamação, o presidente do Opportunity questiona a decisão do juiz de negar acesso aos documentos apreendidos, entre eles discos rígidos e pen drives apreendidos na sede da empresa Angra Partners. Segundo ele, o juiz desrespeitou a decisão do STF que garantiu acesso ao processo.

Em seu despacho, De Sanctis ressalta que nunca deixou de fornecer cópia dos documentos solicitados pela defesa dos investigados na Satiagraha, entre eles Dantas e Ferman. O juiz disse ainda que alguns arquivos podem estar vazios ou com defeito, sendo impossível a cópia.

"Independente da provocação, este juízo sempre teve a preocupação de propiciar acesso amplo à documentação produzida pela autoridade policial a partir de sua produção no inquérito policial dando cumprimento nos mandados de busca e apreensão", afirma De Sanctis em seu despacho, enviado ontem ao STF.
Imprimir