Imprimir

Notícias / Brasil

PM mantém ocupação de morro no Rio após tiroteios; confrontos deixam 3 mortos

Folha Online

Policiais militares realizam desde a manhã desta quarta-feira uma operação policial no morro do Formiga, na Tijuca, zona norte do Rio, onde traficantes de quadrilhas rivais se enfrentaram na madrugada. Apesar de não haver registros de confrontos hoje à tarde, a PM deve permanecer no local por tempo indeterminado à procura dos criminosos envolvidos nos tiroteios.

Em Vila Isabel, também na zona norte, um confronto entre PMs e criminosos deixou três mortos. Também na zona norte, mas no morro São João, um tenente do Batalhão do Méier foi baleado no final da manhã durante tiroteio com traficantes de drogas.

A operação no morro da Formiga envolve tanto policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e quanto do Batalhão da Tijuca. O confronto da madrugada assustou moradores da região e, na tarde desta quarta, o clima ainda era de medo.

O objetivo da ação, segundo a PM, é evitar que a guerra entre as facções rivais se estenda pelo feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, lembrando nesta sexta-feira (20) em diversas cidades do país.

Segundo o setor de inteligência da Polícia Militar, o confronto começou quando traficantes da favela da Rocinha (zona sul) --controlada pela facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos)-- tentaram tomar os pontos de venda de drogas no morro da Formiga, dominado pelo CV (Comando Vermelho).

Guerra

No mês passado, confrontos entre facções criminosas e a polícia causaram as mortes de 42 pessoas. Na ocasião, os tiroteios começaram após traficantes de drogas da facção criminosa CV, do morro São João, e das favelas Jacarezinho e Manguinhos tentaram invadir o morro dos Macacos, onde os pontos de vendas de drogas são comandados pela facção rival ADA.
Imprimir