Imprimir

Notícias / Cidades

Empresas do PAC apresentam projetos de esgoto

G1

Com a presença do coordenador-especial do PAC/Cuiabá, João Vieira, técnicos diversos (áreas social e de engenharia civil sanitária) se reuniram hoje (16-02) à tarde, a partir das 16 horas, na Agência Municipal de Habitação Popular. Na ocasião, foi explanado à equipe da UEL – Unidade Executora Local/PAC a concepção e o desenvolvimento do Projeto Ação Social e Executivo de Esgoto pelas empresas vencedoras dos lotes 02, 03 e 04 da Concorrência Pública 006/2007, referente às obras de ampliação de Sistema de Esgoto Sanitário no município de Cuiabá.

A engenheira sanitarista Mariane de Borges de Campos, da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital), explicou que a apresentação em questão focaliza o Projeto Pantanal. “As empresas responsáveis pela execução das obras, detalha, estão apresentando seus projetos” (Consórcio Augusto Velloso - vencedor do lote 02, Consórcio Cuiabano - lote 03 e a Elmo Engenharia - lote 04) para os técnicos que trabalham no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento em Cuiabá.

O Projeto Pantanal envolve apenas esgoto, esclarece. “Já a parte de tratamento e distribuição de água diz respeito ao lote 01”, diz Mariane. Juntos, os projetos de esgoto somam 124 milhões, R$ 105 milhões de contrapartida do governo federal (OGU) e R$ 18,6 milhões de contrapartida do governo do Estado.

As obras de esgoto do PAC, afirmou a engenheira sanitarista, já estão acontecendo em Cuiabá. “Iniciou-se pelo decantador da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto do Dom Aquino”. O lote 04 já está em andamento, com construção do reator da Estação de Tratamento do Tijucal e rede coletora no Osmar Cabral. Logo em seguida, as obras envolverão o Jardim Itália (I e II), que também faz parte do lote 04, além de outros.
Imprimir