Imprimir

Notícias / Cidades

CuiabáAfro 2009, uma celebração à Mãe África

Da Redação - PMC

Uma noite de celebração à Mãe África. Assim foi o 4º CuiabáAfro 2009 – Beleza e Gênio -, evento promovido na noite de ontem (19-11), no Cine Teatro Cuiabá, que elegeu os casais negros mais bonitos das escolas municipais, estaduais e particulares da Capital. Os vencedores de cada categoria foram premiados com celulares, e suas respectivas escolas receberam uma televisão 29 polegadas. O concurso também elegeu o casal de servidores municipais Amarantha Taty Pereira Pinto e Everton Almeida da Silva, da Secretaria Municipal de Esportes, que representaram os funcionários de todas as secretarias da Prefeitura de Cuiabá, realizadora do evento.

Com mais de 500 expectadores, entre professores, torcidas organizadas e populares, o concurso de beleza teve início por volta das 17h30, com as apresentações dos sambistas Eldo Lara e Fabio Alves. Em seguida, a assessora especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial e de Gênero da Prefeitura de Cuiabá (APPIRG), professora Jacy Proença, falou dos objetivos do evento e da importância de valorizar a beleza negra no país.

“O CuiabáAfro – Beleza e Gênero – visa cumprir a lei 10.639/03, que estabelece o ensino da história africana nas escolas da rede municipal de Cuiabá. O evento também possui um caráter importante, no sentido de concorrer para desmistificar o padrão de beleza ‘europeu’ e dar visibilidade à beleza negra na constitucionalidade do povo brasileiro”, pontuou.

Proença destacou que o concurso possui um aspecto diferente em relação às edições passadas. “Nessa 4ª edição, nos aprofundamos mais na história africana, por causa da relação de irmandade entre Cuiabá e Cabo Verde (país situado no leste africano), que estabeleceram um acordo de germinação cultural e de negócios. Por isso, as roupas e fantasias que serão apresentadas nesta noite, mostraram com mais ênfase as características e peculiaridade do povo africano”, explicou Proença acrescentando que um dos motivos da realização do concurso de beleza também é mostrar que o negro (a) é “lindo e inteligente como outro qualquer”.

Durante o evento, a assessora da APPIRG foi surpreendida com uma homenagem. Ela recebeu das mãos de uma artesã do projeto Auto Estima, a mini-estátua de um busto de uma mulher negra. “Essa é apenas uma singela homenagem por toda a luta desempenhada pela professora Jacy em prol das comunidades negras”, disse a artesã.

O 4º CuiabáAfro 2009 – Beleza e Gênio – teve a coordenação da APPIRG.

Confira os vencedores do concurso:

Categoria I (1ª a 4ª série) –

1º Lugar: Dariane Nunes da Cruz e Junior dos Santos
Barros (EMEB – Onofre de Oliveira)
2º Lugar: Serena Eloiza de Aragão e Weslei Cruza
Rondon (EMEB – Profª Tereza Lobo).

Categoria II (5ª a 8ª série) –

1ºLugar: Tereza Carolina de Jesus C. Santana e Adalberto de Souza (Escola Estadual Policia Militar Tira Dentes).
2° Lugar: Suzane da Silva Candido e Thiago Carvalho da Silva (EMEB Maximianio Araújo).

Categoria III (Ensino Médio e Cuiabá-Vest) –

1ºLugar: Melissa Beatriz Oliveira e Cleverson Rodrigues Camargo (Escola Estadual André Avelino Ribeiro).
2ºLugar: Jéssica Gonçalves e Tiago Pinto (Escola Estadual Pascoal Ramos).
Imprimir