Imprimir

Notícias / Cidades

Movimento contra a municipalização da Santa Casa recebe apoio

Da Redação/Com Assessoria

Cartazes e faixas estampavam o sentimento dos funcionários e membros do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, durante movimento de protesto contra a municipalização do hospital realizado nesta segunda-feira (16). Atentos à importância do fato, os vereadores Ananias Filho, Mohamed Zaher, Reginaldo Santos e o presidente da Casa de Leis, Helio Pichioni discursaram em favor da maternidade, que está em funcionamento há mais de 30 anos na cidade.

Ananias Filho foi duro em sua fala e cobrou atitudes respeitosas da gestão municipal, em relação à Santa Casa. Segundo o parlamentar, antes de cogitar publicamente a possibilidade de municipalização da entidade, o Executivo deveria ter consultado o Conselho Municipal de Saúde e a Câmara Municipal.

“Esta gestão precisa respeitar a Legislação. Municipalizar algo que está dando certo é colocar a Santa Casa como bode expiatório, para esconder problemas sérios que o município vem enfrentando no que tange a saúde”, enfatizou Ananias.

Para o vereador, antes de querer reinventar o modelo existente, o governo deveria auxiliar instituições que realmente precisam de ajuda, como o Hospital São José. Ananias também pediu melhorias no Pronto Atendimento e intervenção no Hospital Regional.

O parlamentar, aproveitando a oportunidade, comentou o fechamento da entrada da maternidade, considerando o ato como afronta ao cidadão. Segundo ele, vários hospitais pelo país, que realizam atendimento particular e público dispõem de portas distintas de entrada e isso não determina discriminação à diferenciação.

Em nome da Câmara municipal, o vereador colocou o mandato à disposição da Santa Casa para ser utilizado como ferramenta contra a municipalização.

O vereador Reginaldo Santos elogiou a administração da Santa Casa, que segundo ele, há tempos não tinha uma saúde financeira como agora. Para o vereador, os esforços da prefeitura pela municipalização deveriam ser canalizados para o Hospital São José e demais órgãos de saúde do município.

Em defesa da instituição, discursaram os médicos Luis Straliotto e Jaeder Pereira. O funcionário da Santa Casa, Cícero Moraes, após entregar uma carta pedindo apóio ao presidente da Câmara, Helio Pichioni, falou em nome de todos os funcionários.
Imprimir