Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Mais de 11 mil pessoas beneficiadas em ação contra dengue no Jardim Vitória

Da Redação - SMS

A ação contra a dengue promovida pelas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF’s) I, II e III e Associação de Moradores do Jardim Vitória, mobilizou parceiros e agentes comunitários nos dias 17 e 19 para alertar os 11 mil moradores do bairro sobre os riscos da dengue e a importância da limpeza dos seus terrenos.

Em parceria com a Fundação Bradesco, Projeto Siminino e Pró-Jovem, os agentes comunitários de saúde dos PSF’s visitaram as três mil casas do bairro, distribuindo sacos de lixo e alertando para recolherem os resíduos sólidos que possam acumular água e permitir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Em um único dia, os cinco caminhões e uma pá-carregadeira e 30 funcionários da Regional Norte fizeram a limpeza das 31 ruas e recolheram o lixo separado pelos moradores após a orientação da equipe.

Todo o trabalho foi conduzido pelos agentes comunitários de saúde, que, para dar exemplo, “colocaram a mão na massa”. “Por mais que a gente fale e explique sobre o perigo da dengue e os moradores nos ouçam, basta virarmos as costas para voltarem a acumular o lixo”, explica a agente comunitária Alairce Aguiar.

“No ano passado, recolhemos o equivalente a 51 caminhões de lixo. Este ano estamos passando nas ruas, casas e vendo que nada mudou, eles continuam acumulando e jogando o lixo na rua”, destaca uma das coordenadoras da ação, a enfermeira do PSF Jardim Vitória II, Evineide Mello Albuês.
Imprimir