Imprimir

Notícias / Cidades

Município oferece tratamento gratuito para dependentes

Da Redação - Secom/VG

Há pelo menos quatro anos a Prefeitura de Várzea Grande oferece um dispositivo de atenção à saúde mental, a usuários de álcool e outras drogas, normatizado pelo Ministério da Saúde. É o Centro de Atendimento Psicosocial AD (Caps AD), unidade de saúde destinada a acolher usuários de substancias psicoativo em uso abusivo ou dependência.

Essas pessoas podem fazer o tratamento de acordo com sua necessidade, ou seja, na modalidade intensiva comparecendo ao CAPS todos os dias, modalidade semi-intensiva comparecendo duas ou três vezes por semana ou não intensivo comparecendo até três vezes ao mês.

O CAPS-AD também trabalha com os familiares dos pacientes em reuniões semanais, grupo de arte e terapia, visitas domiciliares, palestras à comunidade e encaminhamentos à rede de atenção básica de saúde. As atividades podem ser realizadas em grupo ou individualmente. Mais de cem pacientes são atendidos mensalmente.

A estrutura conta com uma equipe multiprofissional: médico clínico, psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, arte-terapeuta técnicos de enfermagem e profissionais de apoio administrativo

“A busca da recuperação é um caminho que precisa ser trabalhado para o paciente com convicção e seriedade. Oferecemos ainda todo suporte e orientação à família, tratando a co-dependência através de reuniões com assistente social, psicóloga e clínicos”, explicou a coordenadora e psicóloga do Caps, Rita Cutiaro.

Segundo ela a unidade trabalha pautada em objetivos como o de promover a reabilitação do ser humano, recuperar a dignidade, elevar a auto-estima, conscientizar esses pacientes que a dependência química é uma doença e não um desvio de caráter como prega o senso comum, além da reintegração à vida familiar e social.“Não somos culpados pela nossa doença, mas somos responsáveis pela nossa recuperação”, definiu um dos pacientes da unidade.
Imprimir