Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes de Rondonópolis realizam 1ª Mostra de Raízes

Da assessoria

Para marcar o início das comemorações ao Dia da Consciência Negra em Rondonópolis, as Ong’s Quilombos realizaram nesta quinta-feira (19), a abertura da 1ª Mostra de Raízes Negras. O evento que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, comandada pela professora Susan Meire Moretti Binha, acontece na Praça Bom Jesus da Vila Operária e tem como objetivo fazer com que a comunidade escolar conheça a história e valorize a população afro-descendente. Sete escolas da região participaram do evento que conta com exposição de trabalhosrelacionados ao tema, desenvolvidos em sala de aula.

O coordenador da Mostra, Adão Casemiro, explica que a meta da Ong é trabalhar para preservar a cultura negra e levar ao público a importância de manter vivo o movimento. “Tivemos a ideia de desenvolver este projeto com as escolas para que os jovens conheçam um pouco da história de vida destas pessoas. E para saberem que devemos valorizar e ter respeito com os negros”, fala.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância do evento. “Com a mostra estamos resgatando os valores, a cultura e assim, mantemos viva nossa história. Devemos ter a consciência do valor que a raça negra tem em nossas vidas”, lembra.

Além da exposição de fotografias e redações, a comemoração segue na sexta-feira (20), com apresentação cultural de dança afro, na Praça Bom Jesus, da Vila Operária.
Imprimir