Imprimir

Notícias / Política BR

Receita multa partidos da base governista por fraudes

Folha Online

A Receita Federal detectou uma série de irregularidades na contabilidade do PMDB, PTB, PP e PL (hoje PR) de 2002 a 2006, informa reportagem de Andrea Michael, publicada na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Os partidos, da base governista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram multados e autuados pela receita mas já recorreram. O assunto está sendo tratado na esfera administrativa, ainda na Receita.

Segundo a reportagem, os partidos usaram notas frias, financiaram despesas pessoais de dirigentes dos partidos e não pagaram os devidos impostos.

No caso do PL, por exemplo, a Receita questiona a transferência de renda e patrimônio para o então presidente, o deputado Valdemar Costa Neto (SP). Os fiscais concluíram que de 2003 a 2004 o PL gastou R$ 364.087,90 com a compra de móveis e objetos para a casa de Costa Neto, que consideraram "distribuição de patrimônio".

A Folha procurou Costa Neto, que preferiu não se manifestar. O PTB ainda negocia na esfera administrativa para não pagar os R$ 902 mil que lhe são cobrados da Receita. O PMDB informou que já quitou os pagamentos apontados pelos fiscais como pendentes. PR e PP preferiram não comentar o caso.
Imprimir