Imprimir

Notícias / Mundo

Após erupção, Colômbia rebaixa alerta por vulcão

EFE

As autoridades colombianas reduziram hoje de vermelho para laranja o nível de alerta do vulcão Galeras no sudoeste do país, após a erupção registrada na noite desta sexta-feira, que não causou vítimas.

Cientistas do Observatório Vulcanológico e Sismológico de Pasto assinalaram que, pela redução da atividade do vulcão, foi decidido diminuir o nível de alerta.

As autoridades, locais e científicas, insistiram, porém, que os cerca de oito mil habitantes das zonas de influência e próximas ao Galeras devem evacuar suas casas e se dirigir aos abrigos montados.

A coordenadora do Comitê Regional de Emergências de Nariño, Lina Dorado, confirmou à imprensa o rebaixamento do alerta pela atividade vulcânica, mas reiterou o aviso aos habitantes.

"Continuamos com as mesmas medidas preventivas, como a evacuação na zona de ameaça alta e restrição da circulação", explicou.

Na sexta-feira passada, precisamente às 20h37 (23h37, Brasília), foi registrada a décima erupção do vulcão Galeras deste ano, o que forçou a declaração do alerta vermelho.

O Galeras, cerca de 700 quilômetros a sudoeste de Bogotá e 4.276 metros acima do nível do mar, se reativou em 2004 e registra a cada ano 19 sismos.
Imprimir