Imprimir

Notícias / Política BR

Ex-presidente da Petrobras espera ganhar eleições do PT em primeiro turno

Folha Online

Apontado como favorito no PED (Processo de Eleição Direta) do PT, o ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra afirmou neste domingo à Folha Online que espera conquistar o comando do partido ainda em primeiro turno. Candidato da chapa "O Partido que Muda o Brasil", que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dutra disse que o processo interno fortalece o PT para a disputa eleitoral de 2010.

Dutra votou na manhã de hoje em Aracaju (SE). Para o petista, o partido tem provocado boas discussões para consolidar um projeto para ser apresentado nas eleições do ano que vem. "Eu estou confiante e acho possível sim vencer no primeiro turno. Eu fui a 24 Estados, participei de plenárias importantes e lotadas, buscando um debate participativo, esquentando a militância para o as eleições do ano que vem", disse.

Dutra disse que o apoio do presidente Lula é importante para sua vitória, mas afirmou que, para chegar à presidência, terá que contar com todos os votos possíveis. "A participação dele [presidente Lula] no processo mostra o compromisso com o partido, com o projeto que o PT tem para o país. Mas para vencer vou precisar do voto do mais humilde petista. Vou precisar de todos os votos possíveis na verdade", afirmou.

Questionado sobre o possível retorno de petistas que são réus do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o candidato disse que esse tema está finalizado "Essa questão [do mensalão] está superada. O que tem que ser apurado está sendo", disse.

Segundo reportagem da Folha publicada ontem Dutra, e seu principal adversário, José Eduardo Cardozo, afirmam que, se eleitos, não colocarão obstáculo à volta de petistas que são réus no mensalão, com o ex-ministro José Dirceu e os deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha. Outros cinco petistas ligados ao escândalo estão na chapa composta pelo candidato do presidente Lula.

Dutra deixou a presidência da BR Distribuidora para disputar o comando nacional do PT. Tem o apoio dos principais líderes do partido e conseguiu unir três correntes do partido: Novos Rumos, PT de Lutas e Massas e Construindo um novo Brasil. Dutra defende a aliança do partido com o PMDB, mas não descarta antigos aliados, como o PC do B e o PSB.

José Eduardo Cardozo (Chapa Mensagem ao Partido), Iriny Lopes (Chapa Esquerda Socialista), Markus Sokol (Chapa Terra, Trabalho e Soberania), Geraldo Magela (Chapa Movimento: Partido para Todos) e Serge Goulart (Chapa Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo) também disputam a presidência do partido.
Imprimir