Imprimir

Notícias / Cultura

Prefeito prestigia comemoração em comunidade quilombola

Secom/Cuiabá

Juntamente com os secretários Euclides Santos (Seminfe), Carlos Carlão Nascimento (Educação), Aurélio Augusto (Esportes e Cidadania), vereador Roosivelt Coelho e professora Jacy Proença (Assessora Especial de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero), o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, prestigiou, na comunidade Laranjal, em Poconé, a 5ª.

Comemoração do Dia da Consciência Negra. Mais de 1.500 pessoas lotaram aquela comunidade, em sua maioria integrantes das 26 comunidades oficialmente registradas no município poconeano.

O evento, composto de palestras, oficinas, teatro, danças e música, além de comidas típicas, contou com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, a exemplo das Prefeituras de Poconé, Cuiabá, Seduc, Unemat, Ibama, AMM, Promotoria de Justiça Estadual, Sesc Pantanal, etc. A realização é da Comissão Executiva das Comunidades Rurais Quilombolas de Poconé.

Um dos líderes dessa comissão, Teófilo Mendes, classificou a Comemoração do Dia da Consciência Negra como produtiva, porque oportuniza, a participação de cada vez mais representantes das comunidades quilombolas e autoridades locais (Poconé) e do Estado, a discussão de questões de interesse dos quilombolas. Educação e saúde são duas principais", segundo disse.. Teófilo recordou que, no 1º. encontro, somente 40 pessoas, de duas comunidades quilombolas, participaram: "Hoje já registramos algo em torno de 1.500 pessoas presentes, sem contar as que ainda vão chegar para o baile noturno, de logo mais. Nosso movimento cresceu, está fortalecido e se fortalece anualmente", pontuou.

Evangelista Mendes da Silva, da comunidade Campina de Pedra (que sediará a 6a. comemoração em 2010), disse estar impressionado com a quantidade de pessoas agrupadas na Laranjal para prestigiar a festa: "Ano após ano tem aumentado a participação dos quilombolas. Isso é bom, prova nossa motivação, a força coletiva e a harmonia geral".

Representando a Seduc - Secretaria Estadual de Educação, a professora Ângela Maria dos Santos afirmou que o objetivo daquela reunião era promover uma reflexão sobre a vida e lutas dos antepassados negros: "Possibilita a discussão das necessidades do povo quilombola, nos mais diversos segmentos (saúde, educação, moradia, saneamento).

Lutas que remontam a tempos longínquos, de todo o processo histórico. Conforme diz o cantor Gilberto Gil, "a felicidade do negro é felicidade guerreira".

Para o vereador poconeano Emir Lucas ("Arrepiado"), o próximo encontro, em Campina de Pedra, já vai reservar boas novidades de agrado dos quilombolas. Ele citou a importância do prêmio internacional que o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, juntamente com o presidente Lula, receberam dos representantes do presidente dos EUA, Barack Obama, em função do trabalho que desenvolvem para promover o fim da desiguladade racional, além de direcionar investimentos culturais e profissionais às comunidades negras. "Arrepiado" convidou Wilson para se tornar membro da comissão e já ajudar nos preparativos da 6a. festa comemorativa ao Dia da Consciência Negra.
Imprimir