Imprimir

Notícias / Política BR

Sarney e Temer enfatizam a Ahmadinejad necessidade de paz no Oriente Médio

G1

Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), enfatizaram no encontro com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nesta segunda-feira (23) a necessidade de paz no Oriente Médio. Sarney lembrou um acordo da América Latina contra a proliferação de armas nucleares e defendeu que se busque uma solução pacífica entre judeus e palestinos.

Além dos presidentes da Casa, sete deputados acompanharam a visita.Outros dois deputados repetiram o protesto feito antes no Salão Verde da casa e estenderam a faixa “Holocausto nunca mais”.

Sarney destacou em sua fala o caráter pacífico do continente americano. “Vossa excelência visita o continente mais pacífico da face da terra. Há 100 anos não temos nenhuma guerra. O Brasil tem fronteiras com 10 países e fronteiras de cooperação, nunca de confrontamento. Essa cultura da paz esta inscrita na Constituição do Brasil”, disse Sarney.

Ele enfatizou que o Brasil é signatário de tratados contra a proliferação de armas nucleares. “Votamos nas Nações Unidas para que o Atlântico Sul seja uma área desmilitarizada proibindo que nessas áreas transitem embarcações com armas nucleares. Quero ressaltar que esperamos que o Brasil possa contribuir com este sentimento para que no Oriente Médio possa ser encontrada uma área sem conflitos e de paz entre os povos”.

Sarney comparou os povos judeus e árabes e disse que a paz entre as partes seria muito importante. Apesar do Irã ser persa, Ahmadinejah é solidário da causa palestina. “A melhor notícia que poderíamos receber seria a do fim do conflito entre árabes e judeus, duas nações profundamente sofridas. O povo judeu que chegou na sua diáspora a ser quase dizimado e o povo palestino, expulso de suas terras, vítima de violência constante”.

O presidente da Câmara destacou que há cooperação com o parlamento iraniano e destacou que o Brasil pode atuar como mediador em conflitos internacionais. “Com muita alegria cívica destaco a possibilidade do Brasil sempre fazer papel de mediador de muitos conflitos internacionais”.

Ele destacou também a convivência pacífica entre raças e religiões no Brasil. “Nossa Constituição está ancorada na solidariedade de varias raças. Aqui no Brasil convivem na maior harmonia todas as raças e crenças religiosas”.
Imprimir