Imprimir

Notícias / Cultura

Audiência do Oscar aumenta, mas é a terceira pior da história

EFE

A 81ª edição dos Oscar de Hollywood foi vista por 36,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos, um aumento de 13% em relação a 2008, o que não impediu, no entanto, o índice de ser o terceiro pior resultado na história dos prêmios, informou a imprensa local. 

O significativo aumento de espectadores situou a cerimônia do Oscar como o segundo programa mais acompanhado da temporada, só superado pela Super Bowl (final da liga de futebol americano), que atraiu 40,65 milhões de espectadores.

A entrega das estatuetas bateu também os números da estreia da nova temporada de "American idol", que foi vista por 30,42 milhões de pessoas.

As mudanças anunciadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA surtiram efeito e tornaram mais atraente a cerimônia deste ano, apesar de o filme vencedor, "Quem quer ser um milionário?", não ter sido exatamente um sucesso de bilheteria.

O programa, transmitido pela emissora ABC, foi visto por 36,3 milhões de espectadores, 13% a mais que os 32 milhões de 2008, o pior resultado da história dos prêmios, e sensivelmente melhor que os dados de 2003, quando o espetáculo foi visto por 33 milhões de pessoas nos EUA.

A cerimônia de 2009 se transformou na terceira menos vista em termos de audiência nos últimos 40 anos. A edição mais vista até agora foi a de 1998, com uma média de 55 milhões de espectadores, quando "Titanic" levou 11 prêmios.

O momento que reuniu mais pessoas em frente ao televisor foi no anúncio do vencedor de melhor ator coadjuvante, estatueta vencida por Heath Ledger, morto em janeiro de 2008.
Imprimir