Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Total de pessoas vivendo com Aids aumenta 20% em oito anos

G1

Começa em Lima 5º Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids Especialistas lançam alerta sobre pandemia de Aids Custo de prevenção da Aids pode ser três vezes maior em 2031 Obama acaba com proibição de que pacientes com HIV entrem nos EUA Pesquisa nos EUA quer examinar e tratar comunidades inteiras contra o HIV

Segundo o órgão, essa diferença se dá por causa do sucesso dos tratamentos antirretrovirais. Ou seja: as pessoas com o vírus estão vivendo mais, mas cada vez menos gente adquire o vírus. “A epidemia no mundo, hoje, tende a se estabilizar, exceto na Europa Oriental e na Ásia Central”, afirma o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer. Apesar da queda, para cada duas pessoas que começam o tratamento, cinco se infectam. “Isso é preocupante”, diz Chequer.

De acordo com a pesquisa, em 2008, foram registrados mais de 7.400 novos casos diários de infecções por HIV no mundo. Desse total, 40% das pessoas tinham entre 15 e 24 anos, concentrados principalmente em países pobres. A África subsaariana é o local onde há mais registros. Segundo Chequer, 60 milhões de pessoas já foram infectadas desde a descoberta do vírus. Atualmente, 33,4 milhões vivem com HIV no mundo.

O levantamento diz que 60% das pessoas que têm HIV não sabem que são portadoras do vírus. Além disso, 1/3 das pessoas que vivem com o vírus também têm tuberculose.

Cobertura

Somente 42% das pessoas que necessitavam tinham acesso ao tratamento contra a doença no mundo. Mesmo assim, ainda houve aumento no número de portadores que se trataram no ano passado, em comparação a 2007: cerca de 36%.
Imprimir