Imprimir

Notícias / Política MT

Percival quer que MPE acompanhe distribuição de máquinas

Da Redação - Sabrina Gahyva

O deputado estadual Percival Muniz (PPS) vai acionar o Ministério Público Eleitoral (MPE), para que a instituição acompanhe a distribuição de máquinas que será feita em janeiro pelo governo do Estado. De acordo com o parlamentar, políticos estariam se aproveitando da distribuição com fins eleitorais. “Tem gente que não tem serviço prestado pegando carona na distribuição de máquinas, prometendo mundos e fundos, e isso é crime eleitoral. É uma forma escancarada de fazer campanha política, o MP precisa acompanhar isso, configura crime eleitoral”, alertou Muniz.

O parlamentar afirmou que recebeu a denúncia de prefeitos que estariam temendo retaliação por parte do Estado. "Eles disseram que só poderão se posicionar politicamente depois de receber as máquinas. Isso é dinheiro público, é preciso respeitar!", disse.

Entre os acusados de utilizar o programa para benefício próprio, Muniz citou o secretário de Projetos Estratégicos do Estado, José Aparecido dos Santos, Cidinho (PR), o secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho (PMDB), e o secretário-adjunto de Educação, Ezequiel Fonseca. 

“O governo vai se endividar em quase 300 milhões de reais, comprometendo futuras administrações e tem gente distribuindo máquinas como se fosse propriedade particular”, revelou Muniz.

O presidente da AL-MT, José Riva (PP), também demonstrou preocupação com as denúncias. O parlamentar anunciou que vai se reunir pessoalmente com Blairo Maggi (PR) para debater o assunto. “A informação de que apadrinhados estão recebendo um adicional para a distribuição de máquinas no interior merece ser discutida, é uma acusação muito grave”, afirmou.

As declarações foram dadas na sessão extraordinária da AL-MT desta segunda-feira (24), que dentre outras coisas aprovou a mensagem do Executivo que alterava o projeto de lei que permite ao Estado contrair empréstimos junto ao BNDES de R$ 260 milhões, a serem aplicados na execução de projeto no âmbito da linha de financiamento Finame – Máquinas e Equipamentos do BNDES.

A previsão é que o governo distribua 640 máquinas, incluindo tratores, pás-carregadeiras, patrol e retroescavadeiras, no início do ano que vem, a prefeituras de Mato Grosso.
Imprimir