Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

MP decide intervir para reabrir banco de sangue em barra

De Barra do Garças - Ronaldo Couto - Especial para o Olhar Direto

O Ministério Público Estadual decidiu intervir para reabrir o Banco de Sangue de Barra do Garças, que é cadastrado junto ao Hemocentro de Mato Grosso, fechado desde agosto de 2008 em decorrência de irregularidades técnicas verificadas pela Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde.

Na ocasião, foram detectadas falhas na instalação do prédio, nas máquinas de coleta e geladeiras para armazenamento de sangue, entre outras situações dentro de um relatório de 30 itens. A pedido do MPE, a vigilância deu um prazo de 30 dias para o banco de sangue voltar a funcionar, mas a unidade se mantém fechada até hoje.

A iniciativa de convocar o estado e o município para firmar um acordo e reabrir o banco de sangue partiu do promotor Marcos Brantz, que notificou a Secretaria Municipal de Saúde para fazer voltar a funcionar a unidade o quanto antes.

Marcos Brantz pediu agilidade para autoridades da saúde tanto do município como estado para chegarem a entendimento e restabelecer o funcionamento da unidade de Barra do Garças. Para solucionar os problemas um termo de ajuste de conduta (TAC) foi assinado entre a secretária municipal de Saúde, Daniela Salun, e pelos representantes do Pólo Regional de Saúde e da Vigilância Estadual.

O promotor acompanhou passo a passo a leitura do relatório da Vigilância Estadual enumerando os pontos que serão corrigidos a partir deste TAC. A preocupação do Ministério Público que a unidade está fechada desde 2008 prejudicando o funcionamento do hospital municipal e aos pacientes que precisam de bolsas de sangue.

Outro aspecto que motivou a intervenção do MP foi à procura de pessoas com intuito de doar sangue na cidade e que não estavam sendo atendidas porque a unidade estava fechada.

O vereador Sávio Carvalho (PDT), da base sustentação do prefeito Wanderlei Farias (PR), não soube explicar porque a prefeitura demorou tanto tempo para regularizar as falhas na unidade ao ponto de ter uma intervenção do MP no assunto.

Carvalho acredita que a interdição se deve a problemas técnicos e, que apesar de estar fechada, “a unidade de Barra do Garças é melhor do que o Banco de Sangue de Primavera do Leste e de Água Boa”.

Os secretários de Saúde, Daniela Salun; e de Obras, César Magrini, garantiram em nome da prefeitura que a gestão municipal vai cumprir as exigências pedidas pela Secretaria de Saúde para voltar a funcionar o Hemocentro da cidade.
Imprimir