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GT Malzoni é o primeiro brasileiro exposto no Museu da Audi na Alemanha

G1

Um dos únicos exemplares do modelo brasileiro GT Malzoni ficará em exposição no Museu Audi Mobile em Ingolstadt, na Alemanha, até o dia 30 de novembro. O esportivo criado na década de 60 para as pistas de corrida é o primeiro veículo desenvolvido no Brasil a ser exibido no museu oficial da marca.

Segundo a marca, o interesse da Audi pelo Malzoni nasceu em 2007, quando representantes da Audi Tradition – divisão responsável pela preservação da história da empresa – vieram ao Brasil em busca do esportivo. O modelo incorporado ao acervo foi restaurado no sul do Brasil por especialistas.

O GT Malzoni em exposição é um cupê esportivo ano 1965, com motor de 60 hp dois tempos de três cilindros. Apenas 35 unidades do automóvel foram produzidas, o que o torna uma raridade.

De acordo com a Audi do Brasil, a história do modelo começou em 1962 quando Genaro “Rino” Malzoni, filho de um fazendeiro do interior paulista, segundo a lenda, projetou seu próprio cupê para impressionar as moças. O trabalho artesanal ficou impecável. Em outubro de 1964, o GT Malzoni – um veículo com carroceria esportiva feita por "Rino" Malzoni e chassi e mecânica do DKW - estreou em Interlagos, chegando ao primeiro lugar na classe dos protótipos.

Como usava ainda uma carroceria de chapa, a performance do motor ficava comprometida, o que levou à reconstrução da carroceria - com alguns retoques no desenho feitos por Anísio Campos - utilizando fibra de vidro. O resultado foi uma berlineta de peso bastante inferior que recebeu o nome de GT Malzoni. O modelo chegou a vencer cinco corridas em 1965 com o pequeno motor de 1080 cm³ de cilindrada com até 106 hp de potência.

Das pistas, o modelo acabou chegando às ruas, com um motor de três cilindros, dois tempos e 981 cm3, desenvolvendo a potência de 60 cv a 4500 rpm. A velocidade máxima era de 145 km/h.

Rino Malzoni, Jorge Letry, Luis Roberto Alves da Costa e Milton Masteguin se associaram e fundaram a Sociedade de Automóveis Lumimari (nome derivado das duas letras iniciais de cada sócio). Em 1966 a empresa mudou sua razão social para Puma Veículos e Motores.

O Malzoni pode ser considerado o “avô” do mais famoso esportivo brasileiro, o Puma, que chegou a ser exportado para cerca de 50 países e foi o único carro brasileiro montado em outros lugares, como Canadá e África do Sul.

Em 1967, a Vemag foi vendida no Brasil para a Volkswagen e o GT Malzoni, mais tarde, seria substituído pelo Puma.
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