Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Dengue hemorrágica mata um e outras três mortes são investigadas

De Barra de Garças - Ronaldo Couto - Especial para o Olhar Direto

Um surto de dengue está tirando o sono das autoridades de Saúde em Barra do Garças, no leste do estado, onde já foram verificados 1.281 casos da doença em 2009, de acordo com relatório divulgado pelo Polo Regional de Saúde.
 
Na regional de Saúde de Barra do Garças, que totaliza 10 municípios, já foram 1.899 casos registrados, com um óbito confirmado de dengue hemorrágica na cidade de Novo São Joaquim e mais três óbitos (dois em Barra do Garças e um em Nova Xavantina) suspeitos de dengue hemorrágica.

A primeira morte confirmada de dengue hemorrágica aconteceu em Novo São Joaquim, onde faleceu a monitora Jacilva Maria Souza, 31 anos, contratada de uma creche da prefeitura local. Ela chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal de Barra do Garças, mas faleceu ao chegar ao centro de atendimento. Jacilva era casada e deixou um filho.
 
Outro óbito que está sendo investigado é o do pequeno Iuri Barbosa, 8 anos, cuja morte a família atribui à dengue hemorrágica, conforme suspeita do médico que viu alterações no fígado inchado e no pâncreas do garoto.

O prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias, declarou “guerra” ao mosquito Aedes aegipty determinando a contratação de 30 agentes para reforçar o trabalho de conscientização nos bairros. Os maiores focos de dengue na cidade estão nos bairros Anchieta (próximo da bacia de decantação de esgoto), Jardim das Mangueiras (numa área em frente ao Hospital Municipal), Jardim Araguaia (próximo ao Parque Estadual da Serra Azul) e Ouro Fino (próximo à rodoviária).

A gerente de Vigilância da Saúde do Polo Regional de Barra do Garças, Alda Maria Ribeiro Lima, pediu participação maior da população retirando recipientes como vasilhas, vasos e garrafas dos quintais; manter os sacos de lixo bem fechados e lavar os reservatórios de água. Ela pediu para as prefeituras providenciarem à limpeza dos lotes e imóveis sujos em cada cidade.

Os 1.899 casos da doença registrados no Polo Regional de Barra do Garças estão  assim distribuídos:

Barra do Garças: 1.281 casos, sendo dois óbitos suspeitos de dengue hemorrágica; Nova Xavantina: 339 casos, sendo que um óbito que está sendo investigado;
Novo São Joaquim: 121 casos, sendo que um evoluiu para óbito;
Ribeirãozinho: 45 casos;
Pontal do Araguaia: 36 casos;
General Carneiro: 30 casos;
Campinápolis: 26 casos;
Araguaiana: 17 casos;
Torixoréu: 3 casos;
Ponte Branca: 1 caso.
 
Imprimir