Imprimir

Notícias / Brasil

Crescimento localizado de demanda pode ter causado apagão no Rio, diz Aneel

Folha Online

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, disse nesta quinta-feira que um "crescimento localizado" na demanda de energia elétrica pode ter desencadeado a série de apagões em bairros da zona sul do Rio.

A direção da Light reuniu-se ontem com a diretoria da Aneel e, segundo Hubner, a Light informou que não houve aumento de consumo de energia elétrica no Rio nos últimos 10 anos e que a carga é "muito estável". No entanto, um crescimento localizado de consumo pode ter desencadeado o apagão.

"Até pela sofisticação do sistema deles, pode ter um crescimento localizado desencadeando uma série de interrupções", afirmou Hubner após presenciar o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009, organizado pelo Ministério de Minas e Energia.

Houve interrupções no fornecimento de energia elétrica no último dia 13, no bairro de Copacabana, e na segunda-feira (23) em partes dos bairros do Leblon, Ipanema e Lagoa, todos na zona sul do Rio.

Para sanar esse problema, a Aneel cobrou da Light investimentos em automação e nos sistemas de controle. De acordo com Hubner, esses investimentos já estão sendo feitos.

Questionado sobre a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 na cidade, Hubner afirmou que deverá haver mais ações de reforço do sistema elétrico e também ações do ponto de vista operacional em relação ao que foi investido nos Jogos Panamericanos de 2007.

Na época do Pan, foi montado um esquema especial, com aumento da geração de energia das usinas térmicas para diminuir o carregamento das linhas de transmissão.

O governo federal já montou grupos de trabalho para discutir questões de infraestrutura para suporrtar os dois eventos esportivos, segundo o diretor.
Imprimir