Imprimir

Notícias / Economia

Prazo para envio do extrato anual de tarifas termina neste sábado

Da Redação/Com Assessoria

Termina no próximo sábado (28.02) o prazo para entrega do extrato anual de tarifas bancárias. De acordo com a resolução 3.518/2007 do Banco Central do Brasil, todas as cobranças referentes aos serviços bancários que foram debitadas na conta corrente ou poupança no ano anterior devem estar discriminadas mês a mês e devem ser enviadas, gratuitamente, ao consumidor.

O extrato é uma maneira de verificar com mais clareza quais serviços foram prestados, bem como, os valores pagos pelo consumidor ao banco em 2008. Serve também como parâmetro para avaliar se os serviços prestados pela empresa são satisfatórios.

A obrigatoriedade do envio do extrato faz parte das novas regras para a cobrança de tarifas bancárias, que entraram em vigor em março do ano passado. Desde então, quatro categorias de serviços foram criadas, sendo apenas os serviços essenciais oferecidos gratuitamente ao consumidor.

As nomenclaturas dos serviços foram padronizados e os reajustes passaram a ser semestrais. O banco, no entanto, pode oferecer vários pacotes de serviços, com valores diferentes, já que não foi estabelecido um limite de valor para a cobrança. Dessa forma, o consumidor que não receber o extrato deve procurar seu banco para solicitar o documento ou acionar o Procon-MT.

“O extrato anual de tarifas favorece a transparência nas relações de consumo. As cobranças indevidas são os principais motivos de reclamações contra as instituições bancárias, muitas delas relacionadas à cobrança de tarifas”, ressaltou a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana de Souza.

Para mais informações, os telefones do Procon-MT são 151 ou 3615-8500. O órgão atende em sua sede, de segunda a sexta-feira das 12h ás 18h, no Edifício Eldorado Executive Center (Avenida do CPA, nº. 917, Bairro Araés). Já o atendimento no posto do Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro de Cuiabá) acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 ás 18h30, e aos sábados, das 7h30 ás 12h30.


Imprimir