Imprimir

Notícias / Economia

EUA cortarão recursos de fazendas que faturam mais de US$500 mil

Uol

O presidente norte-americano Barack Obama vai eliminar pagamentos do governo para produtores agrícolas com faturamento superior a 500 mil dólares ao ano e encerrar subsídios para a estocagem de algodão, informou um funcionário de alto escalão do governo dos EUA nesta quinta-feira.

Obama, que vai detalhar sua proposta orçamentária nesta quinta-feira, está focando agricultura, procedimentos contábeis e licitações da área militar em seus esforços para reduzir o déficit dos EUA, que a Casa Branca estima que pode atingir 1,75 trilhão de dólares em 2009.

"Praticamente um terço dos agricultores recebe pagamentos diretos, não importando se estão produzindo alguma coisa ou não", afirmou o funcionário ao explicar alguns dos cortes que serão divulgados mais tarde.

"Nós vamos propor que para fazendas com uma receita superior a 500 mil dólares ao ano os pagamentos diretos sejam eliminados gradualmente", afirmou o funcionário, que pediu anonimato.

Segundo ele, esses cortes poderiam economizar 9,8 bilhões de dólares para o governo em um período de 10 anos.

A suspensão de pagamentos para produtores de algodão que recebem recursos para estocar o produto em meio a empréstimos de comercialização resultariam em uma economia adicional de 570 milhões de dólares durante o mesmo período, acrescentou.

Imprimir