Imprimir

Notícias / Economia

Lucro da Telefónica sobe 89% no 4º trimestre

AE

 A gigante espanhola das telecomunicações Telefónica anunciou hoje que seu lucro líquido subiu 89% no último trimestre de 2008, depois que gastos de pessoal mais elevados, decorrentes de uma reestruturação feita no ano passado, puxaram para baixo a base comparativa. 

No período entre outubro e dezembro do ano passado, a empresa registrou lucro líquido de 2 bilhões de euros (US$ 2,543 bilhões) ante ganhos de 1,06 bilhão de euros no mesmo período do ano anterior. O resultado superou a estimativa dos analistas, que esperavam um lucro líquido de 1,8 bilhão de euros.

O lucro operacional antes da depreciação e amortização, conhecido pela sigla em inglês Ebitda, aumentou 29%, para 5,89 bilhões de euros, no último trimestre de 2008. O dado é o principal indicador de lucratividade da companhia. Nos três últimos meses de 2008, a receita total da companhia subiu 2,6%, para 14,8 bilhões de euros. Para 2009, a companhia prevê lucro operacional antes de depreciação e amortização e receitas apresentando crescimento entre 1% e 3%.

A Espanha corresponde a um terço da receita da Telefónica. A América Latina responde por outro terço e o restante é proveniente de outras unidades europeias, principalmente Alemanha e Reino Unido. As informações são da Dow Jones.
Imprimir