Imprimir

Notícias / Educação

Trabalho de mestrado aborda segurança alimentar em Sinop

Da Assessoria

A aluna do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Elaine Bastos Quinteiro Montenegro, fará a defesa pública da dissertação de mestrado amanhã (03), às 8h30, na sala 18 do Instituto de Saúde Coletiva (ISC). Orientada pela professora Lenir Vaz Guimarães, a mestranda desenvolveu o trabalho ´´Análise da situação de segurança e insegurança alimentar de famílias residentes em Sinop-MT, 2007``.

Em sua pesquisa, a mestranda considerou que ´´conhecer a situação de Segurança Alimentar (SA) e Insegurança Alimentar (IA) familiar, permite identificar indivíduos vulneráveis à fome e direcionar políticas de intervenção``. Analisou, então, a prevalência de SA e IA e os fatores associados à insegurança alimentar das famílias residentes em Sinop/MT.

Foi feito ´´estudo transversal, de base populacional, com amostra aleatória simples de 213 famílias e 754 indivíduos de todas as idades e ambos os sexos, na área urbana de Sinop. A situação de SA e IA foi verificada através da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar-EBIA. Os resultados indicaram que ´´a maioria (55,4%) das famílias estudadas vivia em situação de IA, sendo que 34,3% delas em IAL, 13,6% em IAM e 7,5% em IAG. Faixa etária, cor/raça, grau de parentesco com o chefe da família, situação conjugal, presença de menores de 5 anos, renda mensal <i>per capita</i>, escolaridade do chefe, número de equipamentos, classificação econômica, tipo do domicílio, número de cômodos, número de cômodos para dormir, presença de filtro e baixo peso nos adultos estiveram associados a situação de IA. Concluiu-se que ´´a maioria das famílias residentes em área urbana de Sinop vivia em situação de IA. Grande parte das variáveis socioeconômicas estiveram associadas à IA. Estes resultados apontam para a necessidade de implementação de políticas públicas de geração de emprego e renda e de intervenção nutricional``.

A banca examinadora da defesa pública será composta pelas professoras Ana Maria Segall Corrêa, Maria Clara Vieira Weisse Lenir Vaz Guimarães (orientadora) e pelo professor Mariano Martinez Espinosa (suplente).
Imprimir