Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Usuários do Cridac reúnem-se em evento no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Da Redação - SES/MT

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado no dia 03 de dezembro, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) em parceria com os Conselhos Estaduais e Municipais de Assistência a Pessoa com Deficiência, realizaram na manhã desta sexta-feira (04.12) uma confraternização entre os portadores de necessidades especiais.

Segundo Claudiana de Souza Duarte, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência o evento tem objetivo da integração entre os deficientes de diferentes instituições. As instituições usuárias do Cridac hoje é de um grande universo. A integração permite o conhecimento, a busca de técnicas e a integração dos pacientes. “Uma pessoa com deficiência tem o conhecimento somente da sua situação. É importante saber o que acontece com outras pessoas e as trocas de experiências ajuda a superar as dificuldades enfrentadas. O Centro de Reabilitação nos permite ter essa visão mais ampla. Os serviços aqui ofertados são de excelência e não perde para nenhum outro Estado de grande centro. A integração entre o pacientes facilita o trabalho de inserção social,” disse Claudiana.

A diretora do Cridac Lúcia Provenzano o comprometimento do Centro de Reabilitação é para que os portadores de deficiência sejam inseridos na vida social, fazendo com que sua deficiência seja superada de modo que ele possa ter um maior entrosamento social. “O Governo do Estado tem um comprometimento enorme com a inserção social das pessoas com necessidades especiais o Cridac é a prova dessa política de Governo. Hoje estamos instalados em 127 municípios e meta para é que todos os municípios tenha um Centro de Reabilitação para baixa e média complexidade, ficando o Cridac como referencia em alta complexidade em reabilitação. Dessa forma o Estado já é referencia para região Centro Oeste com os serviços do Cridac”, disse a Diretora.

A diretora Lucia afirmou que para o ano de 2010 logo no primeiro semestre o Cridac passara a funcionar na sua nova sede que fica na rua Professora Teresa Lobo, no Bairro Consil, Antigo Hospital São Thomé, proporcionando assim aos usuários do SUS que necessitam de reabilitação, mais conforto, acessibilidade e acima de tudo, maior qualidade no atendimento.

CRIDAC - O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correia oferta serviços em Reabilitação nas seguintes modalidades:

Eletroneuromiografia, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Audiometria, Impedanciometria e BERA. As especialidades oferecidas são: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Psicopedagogia, Nutrição, Psicologia, Laboratório da Voz, Acupuntura, Equoterapia, Psicomotricidade, Pacientes com sequelas neurológica Adulto e Infantil, Pediatria, Ortopedia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Fisiatria, Urologia e Clínico Geral.

Possui oficinas de órteses e próteses e Também tem o Projeto de doação de aparelhos auditivos.

Por mês são atendidos 4.200 pacientes que geram uma média de 11.000 procedimentos. Em média são atendidos 600 pacientes por dia.

Hoje o Estado possui 127 Unidades de Reabilitação descentralizadas e sob gestão dos municípios com incentivo financeiro do Estado em 105 municípios de Mato Grosso. O que corresponde a uma cobertura de 74,5% nos 141 municípios do Estado.
Imprimir