Imprimir

Notícias / Variedades

Quadrinista desvenda com humor os costumes da China que encontrou em viagem

Livraria da Folha

O quadrinista canadense Guy Delisle já viajou para diversos países asiáticos devido a seu trabalho em uma empresa européia de animação. O que o torna diferente de diversos outros "turistas de negócios" é que ele torna essas passagens corriqueiras por países exóticos uma desculpa para retratar as suas impressões das culturas locais em quadrinhos, revelando um apurado faro para descobrir curiosidades.

Em "Shenhzen", que está sendo lançado agora no Brasil, ele traz o relato de sua viagem a uma cidade situada ao lado de Hong Kong, e isolada do resto do país por cercas elétricas e vigiada por guardas armados.

Shenzhen foi a primeira região da China a ser declarada Zona Econômica Especial, e é um dos locais onde grande parte da população chinesa almeja morar e trabalhar: em poucas décadas, a pequena vila de pescadores se transformou em uma megalópole de 14 milhões de habitantes.

Este crescimento acelerado e dirigido, voltado exclusivamente para os negócios, tornou-a uma cidade fria e impessoal, o que é sentido na pele por Delisle. A solidão de expatriado é uma constante na vida do autor, que realiza experimentos e brincadeiras para tornar sua permanência de três meses na cidade um pouco mais suportável.

"Shenhzen"

Autor: Guy Delisle
Editora: Zarabatana Books
Quanto: 32,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Imprimir