Imprimir

Notícias / Brasil

Corpo de Clodovil deve sair de Brasília às 8h desta quarta

G1

A assessoria de imprensa do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) informou que o corpo do deputado deve sair de Brasília às 8h desta quarta-feira (18). A previsão é de que o avião da Força Aérea Brasileira chegue ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 9h40. De lá, o corpo do deputado segue para a Assembléia Legislativa, onde será velado a partir das 10h30.

O enterro está programado para as 17h, no Cemitério do Morumbi, também na Zona Sul. O parlamentar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi encontrado caído ao lado da cama na segunda-feira (16). Na terça-feira (17), ele passou por exames, e às 15h45 morte cerebral foi constatada pelos médicos.

Mesmo assim, ele foi mantido vivo por equipamentos e medicamentos para que fosse avaliada a possibilidade de doação de órgãos. Entretanto, às 18h50, de terça, ele teve uma parada cardíaca e morreu. Nenhum órgão pôde ser doado.

saiba mais
Releia entrevista de Clodovil ao G1 após ser eleito deputado Clodovil colecionou polêmicas ao longo da curta carreira política Em testamento, Clodovil pede que bens fiquem para caridade, diz advogada Carreira de Clodovil na televisão foi de altos e baixos Temer declara luto por Clodovil e cancela sessão de quarta-feira Presidente do TSE lamenta morte de Clodovil Relembre frases de Clodovil Hernandes após entrar na política Em nota, presidente Lula lamenta morte de Clodovil Hernandes Clodovil será enterrado ao lado da mãe, diz partido 

O deputado, que estava em seu primeiro mandato, ingressou no PR em setembro de 2007, quando deixou o PTC. Ele foi acusado de infidelidade partidária e absolvido, na última quinta-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em votação unânime, os ministros entenderam que o parlamentar não desrespeitou a legislação eleitoral ao deixar o PTC.

Em 2006, ele foi eleito deputado federal por 493.951 votos, terceira maior votação do estado de São Paulo, para a legislatura de 2007 a 2011.

Biografia

Nascido em 17 de junho de 1937, em Elisário, cidade a 402 km de São Paulo, Clodovil foi adotado por um casal de origem espanhola, Domingos Hernandes e Izabel Sanches Hernandes. Não conheceu seus pais verdadeiros e estudou em colégio interno. Homossexual assumido, não casou e nem teve filhos.

Antes de ingressar na política, Clodovil foi professor primário, fez teatro, construiu longa carreira na televisão e foi estilista de sucesso.

Um de seus primeiros trabalhos na televisão foi no início da década de 80, quando apresentou o "TV Mulher", da TV Globo, voltado para o público feminino. Na época, dava dicas de moda e desenhava modelos ao vivo. Ele dividiu o cenário com a jornalista Marília Gabriela e com a sexóloga Marta Suplicy, que também ainda não tinha entrado para a política.
Imprimir