Imprimir

Notícias / Cidades

Lagoa Encantada receberá dois reatores UASB

Da Redação - Sanecap

O coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Aparecido Alves anunciou hoje (08-12, terça-feira) a abertura do novo processo licitatório do Lote 8 das obras do PAC em Cuiabá. A abertura dos envelopes do Lote 8 ocorre em 19 de janeiro de 2010, às 9h, e prevê a contratação de empresa especializada na execução de obras de sistema de tratamento de esgoto, composto de tratamento preliminar com dois reatores UASB para o sistema de tratamento de esgoto da Lagoa Encantada, no CPA III. O valor da obra será de R$ 3,9 milhões.

Para atender um maior número de habitantes sem, contudo ter que construir novas lagoas de estabilização, o que seria impossível por não haver área disponível no entorno das lagoas existentes, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) optou pela construção de dois módulos de reatores UASB com vazão de 50 l/s, informou o diretor Técnico da empresa, engenheiro Édio Ferraz.

O reator de 50 l/s tem capacidade de operar em final de plano com vazão de 60 l/s, ou seja, suporta acréscimo de 20% da vazão e da carga orgânica. O tratamento de esgoto será do tipo híbrido (anaeróbio-aeróbio), composto de sistema de gradeamento, caixa de areia, calha “Parshall”, reatores UASB, pós tratamento e emissário ao corpo do receptor.

Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA/UASB) - Sistema de tratamento fechado aonde se processa a digestão do esgoto, sem a presença de oxigênio. É composto por um leito de lodo biológico (biomassa) denso e de elevada atividade metabólica, no qual ocorre a digestão anaeróbia da matéria orgânica do esgoto em fluxo ascendente. A biomassa pode apresentar-se em flocos ou em grânulos.
Imprimir