Imprimir

Notícias / Cidades

Reeducando do presídio da Mata Grande ganha prêmio em concurso de pintura

Da Redação - Sejusp/MT

Em uma folha de papel A4, traços da moderna edificação da Prefeitura de Rondonópolis. Frutas típicas do Estado, como o caju e a manga. Desenho das bandeiras do município de Rondonópolis, de Mato Grosso e do Brasil. Foi dessa forma que o reeducando Deison Langner Borba, de 24 anos, da Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, expressou seu carinho pela terceira maior cidade do Estado, no concurso “Pinte seu amor por Rondonópolis”. O concurso é um dos eventos alusivos ao 53º aniversário de emancipação político-administrativa do município –comemorada em 10 de dezembro.

O desenho do reeducando ficou em terceiro lugar entre os 25 mil concorrentes. Como um dos primeiros colocados, Deison será premiado com uma bicicleta, que será entregue nesta quarta-feira (9), pela secretária municipal de Educação de Rondonópolis, Marilda Rufino, e pela gerência da rede de supermercados Modelo, organizadora do concurso.

Ao todo 50 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Penitenciária da Mata Grande, sendo parte do primeiro segmento – da Escola Municipal Princesa Isabel – e o restante do segundo segmento educacional – da Escola Estadual Nova Chance –- participaram do concurso, que envolveu também alunos das escolas municipais e estaduais de Rondonópolis.

Para a coordenadora de educação da Penitenciária da Mata Grande, Creuza Ribeiro, a conquista do reeducando Deison no concurso municipal mostra que a unidade prisional está trabalhando em conformidade com Lei de Execução Penal (LEP) e com a proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de humanização no Sistema Prisional.

“O mais importante nesse concurso é a elevação da autoestima e a inclusão desses reeducandos na sociedade, mostrando que o fato de estarem reclusos não tira a capacidade de criação”, disse Creuza.

O desenho de Deison e os dos demais vencedores serão expostos no mural do supermercado Modelo localizado no Rondon Plaza Shopping, em Rondonópolis. O prêmio do reeducando, uma bicicleta, após a entrega, será repassado a familiares do reeducando.
Imprimir