Imprimir

Notícias / Educação

Restam menos de 50 vagas para a palestra sobre novo acordo ortográfico

Da Redação/Com Assessoria

As inscrições para a palestra sobre o “Novo Acordo Ortográfico” com o professor Sérgio Nogueira continuam abertas. Restam menos de 50 das 250 vagas oferecidas para o evento que acontece na sexta-feira (27) no Salão Nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, às 19h30. Serão oferecidos certificados de participação para os inscritos que forem ao evento. As últimas vagas serão preenchidas conforme os e-mails solicitando inscrição forem encaminhados para redacao@secom.mt.gov.br ou kekaawerneck@hotmail.com Cada participante deverá entregar um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida na portaria do evento.

A palestra será realizada pela parceria entre a Secom-MT e o Sindjor , sendo restrita aos jornalistas, publicitários e radialistas. O secretário de Comunicação, José Carlos Dias, destaca que o interesse dos comunicadores está indo além dos profissionais da capital. “Já tivemos inscrições até mesmo de Barra do Garças, cidade que fica mais de 500 quilômetros de Cuiabá”.

Profissionais de outros municípios também demonstraram vontade em participar. A presidente do sindicato dos jornalistas, Keka Werneck, adiantou que jornalistas de outras cidades pediram a realização da qualificação em suas cidades. “Ainda vamos estudar estas solicitações e buscar parceiros para conseguir realizar estes eventos”.

Sobre a importância de cada participante, o secretário de comunicação, José Carlos Dias, reforçou que “são os profissionais da comunicação que auxiliam diretamente a população na fixação da língua. É fundamental que eles saiam na frente em relação ao novo acordo ortográfico. Este é um apoio que o Estado está oferecendo a uma categoria que reflete diretamente em toda a sociedade mato-grossense”.

“Diante da informação de que nossa língua passará por reformas e sabendo que a língua é instrumento de trabalho dos jornalistas, pensamos em fazer um curso de atualização, mesmo sabendo que essas mudanças só valerão de fato em 2012”, destacou a presidente do Sindjor.

Os alimentos e leites que forem entregues na portaria do evento serão divididos entre o Sindjor e a Secom-MT, que encaminhará a sua parte para a Setecs e posterior distribuição entre famílias carentes.

CURRÍCULO RESUMIDO – Prof. Sérgio Nogueira Duarte da Silva

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em língua portuguesa pela PUC/RJ com extensão “Lead Assessor Training” – MCG Qualidade/ P.E. Batalas.

Atividades profissionais: Professor titular da UniCarioca – Centro Universitário Carioca, autor da coluna Aula Extra no jornal Extra e O Sul (Porto Alegre/RS), da coluna Dicas de Português no portal G1 da TV Globo – Globo.com, da coluna Pegadinha Verbal na revista Reader’s Digest Seleções (1997 a 2004), e da coluna Língua Viva no Jornal do Brasil (1997 a 2002).

O professor Sérgio Nogueira também é o autor dos livros Língua Viva I, II, III, IV e V, da Editora Rocco, O Português do dia-a-dia, da Editora Rocco, das coleções de fascículos Língua Viva e Desafios da Língua Viva, publicadas pelo Jornal do Brasil, e da coleção Português sem Complicação, publicada pelos jornais Extra e Diário de São Paulo em 2003. Ele ainda escreveu a coleção Soltando a Língua, publicada pela Gold Editora e distribuída pelo jornal Extra em 2007, e o livro Língua Afiada, publicado pelo jornal Extra em 2004. Também atua como consultor da Central Globo de Jornalismo (TV Globo), dos jornais O Globo, Extra e Expresso, dos canais GloboSat, do portal de notícias G1 da TV Globo (RJ e SP) – Globo.com, da produtora Drei Marc, do quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck (TV Globo), entre outros trabalhos.
Imprimir