Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Meio Ambiente elabora Lei para multar donos de terreno sujos

De Sinop - Alexandre Alves

A Prefeitura de Sinop, por meio do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues, enviará segunda-feira (14) à Câmara Municipal um projeto de Lei para autorize o município a aplicar multas nos donos de terrenos que não fizerem a limpeza, propiciando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Atualmente, a prefeitura é autorizada por lei a fazer a limpeza dos terrenos e emitir uma taxa de cobrança, mas de acordo com o secretário da Cidade, Mauri Rodrigues, não existe estrutura para fazer a limpeza.

O presidente da Câmara de Sinop, Mauro Garcia (PMDB), disse ao Olhar Direto que assim que o texto chegar à Casa de Leis já será votado. “Ainda não tenho conhecimento do texto, mas em virtude da urgência em eliminar focos do mosquito da dengue, vamos pedir a dispensa do interstício regimental para que ele não precise passar pelas comissões e que seja apreciado em primeira e única votação”.

Para tentar diminuir a dengue na cidade, que neste ano já atingiu quase três mil pessoas, O Poder Executivo está desenvolvendo várias ações. Neste sábado houve um mutirão da limpeza no jardim das Primaveras, onde há muitos casos da doença.

Na segunda-feira, cerca de 160 agentes de vigilância ambiental e de saúde vão ao centro da cidade averiguar calhas de comércios e residências, além de fiscalizar os quintais. O serviço deve se estender aos bairros.

O prefeito Juarez Costa (PMDB) também autorizou a compra de R$ 1 milhão em equipamentos para combater o mosquito, incluindo seis caminhonetes, três bombas para fumacê e dez bombas costais para fazer o bloqueio do Aedes em setores que registrarem casos da doença.
Imprimir