Imprimir

Notícias / Brasil

Chuvas deixam 37 mil sem luz no RS

G1

Pelo menos 37 mil pessoas ainda permanecem sem luz até as 19h deste sábado (12) no Rio Grande do Sul, após a chuva e o vento fortes que atingiram a região na madrugada.

As cidades mais atingidas são: Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Capão do Leão, Pelotas, Arroio do Padre, Piratini, Alvorada e Viamão. Partes de Porto Alegre também estão no escuro

Em Rio Grande, as rajadas chegaram a 80 quilômetros por hora, segundo o órgão responsável pela segurança da navegação no porto. A entrada e a saída de navios no canal foram suspensas. A ventania também derrubou árvores e galhos. Um ginásio de esportes desabou e postes de energia foram danificados. Muitos moradores estão sem luz.

A Marinha desaconselha a navegação no litoral sul até segunda-feira (14).

Em Porto Alegre, a chuva provocou pontos de alagamentos na noite de sexta. Uma avenida localizada perto das sedes de escolas de samba ficou coberta pela água. Um cruzamento da zona norte chegou a ficar bloqueado.

Em todo o estado, desde 13 de novembro, 179 municípios decretaram situação de emergência por causa da chuva e dos ventos fortes. Segundo balanço da Defesa Civil, 6.322 mil pessoas ficaram desalojadas (saíram de casa e foram para imóveis de amigos e parentes) e 3.811, desabrigadas (seguiram para em abrigos públicos).

Na sexta, o governo estadual informou que devem ser liberados R$ 50 milhões para os municípios atingidos pelo mau tempo. O dinheiro deve ser aplicado na recuperação e no reforço de unidades de saúde. Na terça-feira (15), deve acontecer uma reunião com representantes das prefeituras e dos hospitais de municípios em situação de emergência.
Imprimir