Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Entidade cria "Casa do Futuro" para prevenir acidentes com idosos

Folha de S.Paulo

A Sbot (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) inaugurou na última quarta-feira, dia 9, a "Casa do Futuro", um modelo de residência que incorpora todos os conceitos da entidade para evitar acidentes de idosos em casa.

A casa fica no Asilo São Vicente de Paula (zona oeste de São Paulo) e foi reformada levando em conta premissas como cores contrastantes para facilitar a visualização das barras de segurança, móveis com quinas arredondadas, piso antiderrapante, portas largas -para facilitar a passagem de cadeiras de rodas- e camas mais altas.

"É a casa do nosso futuro", diz Claudio Santili, presidente eleito para 2010 da sociedade. "Uma das funções da sociedade é agir preventivamente. Medidas simples podem evitar muitos acidentes", diz ele.

Uma pesquisa recente da Sbot mostra que 52% dos idosos internados por fraturas se machucaram em casa, sendo que o banheiro é o lugar mais perigoso, onde ocorrem 18% dos acidentes. Muitos idosos morrem em decorrência de complicações da fratura.

A casa ficará disponível para visitas tanto de instituições quanto de pessoas interessadas em saber como prevenir esse tipo de acidente doméstico. O agendamento deve ser feito pelo telefone 0/xx/11/3862-2667.

Outros grupos ligados à Sbot já estão montando casas semelhantes em Minas Gerais, no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiânia, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Imprimir