Imprimir

Notícias / Brasil

Ministério da Saúde libera R$ 50 milhões para cidades atingidas por chuvas no RS

Folha Online

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul informou que fechou um acordo com o Ministério da Saúde para que sejam repassados R$ 50 milhões para ajudar os municípios gaúchos que decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas.

Ainda de acordo com a pasta, o valor será destinado a reconstrução e reforço da rede de atendimento básico e hospitalar das cidades que foram atingidas pelos temporais. De acordo com o órgão, os repasses serão feitos pelo ministério ao Fundo Estadual de Saúde, que encaminhará para os fundos municipais.

A data em que acontecerá o repasse não foi informada, mas detalhes sobre a ajuda será discutida por prefeitos e diretores de 83 hospitais de cidades atingidas, em reunião marcada para a próxima terça-feira (15). Ao menos, 13 casos de danos a instalações de saúde foram registradas nos últimos três meses.

Desde o dia 13 de novembro, 180 municípios do Rio Grande do Sul já decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, no mesmo período do ano passado eram 40 cidades em situação de emergência.

Segundo balanço divulgado ontem, ao todo, 3.811 pessoas permanecem desabrigadas --em abrigos públicos-- e 6.322 ficaram desalojados --e estão na casa de amigos ou de familiares. Foram registradas oito mortes.
Imprimir