Imprimir

Notícias / Brasil

Confecom começa hoje em Brasília

Da Assessoria

Os 10 delegados de Mato Grosso, representantes da sociedade civil organizada, seguem nesta segunda-feira (14) para Brasília, onde irão participar da primeira 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que foi convocada no início do ano pelo presidente Lula, e que será realizada entre 14 e 17 de dezembro, com o tema “Comunicação: Meios para a construção de direitos e cidadania na era digital”.

Ao todo a Confecom está dividida entre três principais eixos temáticos: Produção de Conteúdo; Distribuição; e Cidadania: Direitos e Deveres. Entre os assuntos a serem discutidos nesses eixos, com o objetivo de criar regulamentações para as comunicações, estão, por exemplo, a questão das concessões de rádio e TV, do acesso a internet, programação infantil, publicidade, respeito à diversidade étnico-racial, sexual, de gênero etc.

Keka Werneck, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), uma das delegadas a Confecom representando a sociedade civil, explica que a conferência “é resultado de uma luta de 30 anos, feita por diversos movimentos sociais”. Ela acredita que a Confecom não vai mudar todo o cenário da mídia no Brasil, mas que é o início de um processo, e que por levantar a discussão já é muito importante. “Todos os estados estão envolvidos. Muitas pessoas começam a pensar melhor a comunicação agora. Se a sociedade percebe as distorções que existem e a importância de uma mídia democrática, teremos mais força para melhorar tudo isso”, conclui a jornalista.

Apesar de a Confecom ser realizada durante os próximos quatro dias, aconteceram, antes disso, as etapas estaduais e distritais em todo o país, onde foram eleitos os delegados e definidas as propostas para a nacional.

Dafne Spolti, representante do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (DCE-UFMT) na Confecom, explica que até esse momento, as questões tem sido encaminhadas com dificuldades. “Além de todos os entraves que aconteceram nacionalmente e de determinações contraditórias que algumas coisas tomaram, como a proporção de delegados definida pela Comissão Organizadora, aqui no Mato Grosso tivemos muita demora pela falta de interesse do poder público. Por maior esforço que fizemos, foi só no último instante que o governo do Mato Grosso convocou a conferência no estado, realizada aqui em Cuiabá nos dias 19 e 20 de novembro”.

Além dos 10 delegados da sociedade civil, irão também para a Conferência os representantes do setor empresarial (10) e do poder público (3).

A abertura da Confecom será às 17h (horário de Brasília) onde será feita uma homenagem a Daniel Herz, jornalista, militante, escritor e que foi o precursor na luta por democratização das comunicações no Brasil.

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação será transmitida pelo portal do Ministério das Comunicações através do www.confecom.gov.br.
Imprimir