Imprimir

Notícias / Brasil

Infraestrutura do Norte e Centro-Oeste preocupa ministro Jobim

De Brasília - Vinícius Tavares

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, não escondeu sua preocupação com a falta de infraestrutura dos aeroportos das regiões Norte e Centro-Oeste e lembrou que a realização da Copa do Mundo de 2014 representará um aumento de apenas 10,3% no movimento de passageiros nos meses de junho e julho de 2014.
 
"Nos meses da Copa haverá apenas um 'soluço' com um incremento de apenas 2,7 milhões de passageiros. O Brasil precisa investir pensando no crescimento anual de 10% no volume de passageiros nos terminais do País", comentou. O ministro participou de audiência pública da Comissão da Amazônia, Desenvolvimento Regional e Integração Nacional.

Nelson Jobim confirmou que o aeroporto de Cuiabá receberá R$ 85 milhões para a reforma do terminal de passageiros, para ampliação dos balcões das empresas e para os estacionamentos. Nelson Jobim adiantou ainda que serão necessários investimentos para ampliar o pátio de aeronaves com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Jobim projeta um crescimento de 51% do volume de passageiros entre 2009 e 2014, que passará de 17 para 26 milhões independentemente da realização da Copa. Entre 2003 e 2008, a demana de passageiros cresceu 55% nos 26 principais aeroportos do País. "Nesse período passamos de 60 milhões para 94 milhões de passageiros", informou.

Segundo dados do Ministério da Defesa, a infraestrutura também recebeu incremento. "Os terminais eram capazes de receber 89 milhões de pessoas. Agora têm capacidade para 114 milhões", frisou.

O ministro disse também que o governo está preparando um plano para que a Força Nacional de Segurança amplie sua presença na região amazônica até a Copa do Mundo. Segundo ele, as ações preveem o aumento de 21 para 49 unidades da Força na região, incluindo Mato Grosso.
Imprimir