Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Minc afirma que discurso de Obama foi decepcionante

G1

Em entrevista à Globo News nesta sexta-feira (18), o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc afirmou que a delegação brasileira ficou frustrada com o discurso do presidente americano Barack Obama no último dia da Conferência do Clima da ONU, em Copenhague. "O que ele falou não está a altura da expectativa da população do planeta", disse.

"Nós ficamos muito frustrados com o discurso do presidente Obama, parece que ele não tinha nada o que ver com isso", disse Minc.

Mais cedo, o presidente americano discursou na plenária da conferência e afirmou que "o tempo de falar acabou", sugerindo que teria ido à Dinamarca para agir.

Obama também afirmou que "a questão é se vamos seguir em frente juntos ou nos dividirmos", afirmou. "Esse não é o acordo perfeito e nenhum país vai conseguir tudo o que quer. "Vamos continuar discutindo os mesmos argumentos mês após mês, ano após anos... enquanto o perigo da mudança climática cresce de forma irreversível".

Minc se queixou também da posição americana de ir à conferência sem poder de fato negociar cortes em suas próprias emissões de gases causadores de efeito estufa, por necessitarem de aprovaçao do senado.

Minc afirmou estar decepcionado com a condução dos trabalhos na conferência pelos representantes dinamarqueses. Na quarta-feira (16), a ministra do Meio Ambiente dinamarquesa, Connie Hedegaard, renunciou à presidência da conferência. Em seu lugar, assumiu o primeiro-ministro Lars Loekke Rasmussen.
Imprimir