Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Vigilância Ambiental alerta para cuidados no verão

Da assessoria / SMS

Por meio do projeto ‘Sol: Amigo ou Vilão?’, desenvolvido pela equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Cuiabá durante o verão passado, foram emitidos 18 boletins de vigilância da qualidade do ar, quando se constatou que o nível de radiação ultravioleta neste período se manteve entre 11 e 14, considerado extremo.

O biólogo Vagner César Barros explica que a medição é feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de acordo com a escala Ultra Violeta que começou a ser divulgada pela Agência de Proteção Ambiental nos Estados Unidos em 1994. Esta escala varia de 1 a 14 e quanto maior o índice de radiação, maior a intensidade dos raios que chegam à superfície.

Por isso, a população cuiabana deve se proteger ainda mais no verão”, ressalta o biólogo. Os cuidados apontados pela equipe da Vigilância Ambiental são a utilização do protetor solar com fator a partir de 15, chapéu ou boné, camisas de manga comprida, sombrinhas e ainda a lembrança de que deve ser evitada a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, procurando ambientes cobertos ou sombreados.

De acordo com Vagner, os efeitos da radiação solar são cumulativos, portanto, a criança exposta aos efeitos da radiação solar hoje, tem mais chances de ser um adulto vítima dos malefícios por ela provocados, como câncer de pele, por exemplo.
Imprimir