Imprimir

Notícias / Brasil

Menina é encontrada e número de mortos em naufrágio no Pará sobe para oito

G1

O corpo de uma menina de 11 anos foi resgatado do local onde um barco virou no rio Amazonas, no interior do Pará, elevando para oito o número de mortos no acidente, ocorrido na noite de segunda-feira (21). No total, 94 pessoas sobreviveram.

A garota foi encontrada por volta das 22h de terça. As buscas por mais desaparecidos continuam, segundo informações da Polícia Militar. "Cerca de 10 famílias dizem que tinham parentes seus no barco", afirmou ao G1 o tenente Claudio de Souza Silva, subcomandante da PM que acompanha os trabalhos no local.

Segundo ele, além da visibilidade ruim por causa da água barrenta, a dificuldade maior está na posição do barco, que está virado e quase completamente coberto pela água. "O acesso ao interior do barco é muito complicado." Uma equipe com oito mergulhadores do Corpo de Bombeiros faz o trabalho de buscas.

"O barco tem dois andares, onde viajavam as pessoas, a maioria delas deitadas em redes, e um porão, com a bagagem. Como o acidente aconteceu à noite, muita gente estava dormindo. Por isso, tivemos mortos nesse acidente. Se fosse durante o dia, talvez tivesse sido menos trágido."

Ele conta que alguns familiares de supostos desaparecidos decidiram permanecer no porto da cidade de Monte Alegre para aguardar por notícias.

O acidente

O barco motor, chamado Almirante Barroso, com capacidade para cerca de cem pessoas, fazia o trajeto Monte Dourado, Almeirim, Prainha e Monte Alegre, com destino final em Santarém (PA). O acidente aconteceu quando a embarcação seguia de Prainha para Monte Alegre, numa localidade conhecida como Farol do Peregrino. Segundo Souza Silva, o barco bateu num banco de areia e virou.

Segundo os bombeiros, a comunicação do acidente às autoridades foi feita pelo proprietário do barco, que estava em Santarém, às 2h25 desta terça. O dono teria recebido as informações por telefone de um tripulante, que contou que o acidente ocorrera por volta das 22h.

Segundo o major Lima, ainda não há dados sobre se a embarcação estava em situação irregular ou não.
Imprimir