Imprimir

Notícias / Educação

Um ano de vida: o IFMT escreve sua história

Da assessoria

No dia 29 de dezembro de 2008, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e os Ministros da Educação, Fernando Haddad, e Planejamento, Paulo Bernardo Silva criaram a rede dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com a assinatura da Lei 11.892. São 38 Institutos espalhados em 27 estados com a missão de através da educação profissional, ajudar no desenvolvimento econômico e social das várias regiões brasileiras. Equiparados às Universidades Federais, os IF’s (como são conhecidos) possibilitam que mais brasileiros tenham acesso a educação desde o nível médio até a pós-graduação.

E foi através dessa lei que nasceu o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O IFMT é resultado da união do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, localizado em Cuiabá, e suas Unidades Descentralizadas no Bairro Bela Vista, no município de Pontes e Lacerda, Barra do Garças e Rondonópolis; do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá, localizado na Rodovia BR 364 – Serra de São Vicente, e suas Unidades Descentralizadas de Campo Novo do Parecis, Confresa e Juína e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

Em seu primeiro ano de vida o IFMT foi o responsável por levar desenvolvimento às regiões onde atua no Mato Grosso. Com oito campi e três núcleos avançados o IFMT oferece 38 cursos nas áreas de bacharelado, licenciatura, tecnologia, cursos técnicos de nível médio (integrados e subsequentes) e cursos de pós-graduação (lato sensu).
Para 2010 o IFMT espera mais de 13 mil novos alunos espalhados nas cidades de Mato Grosso onde faz presença através de seus campi, núcleos avançados e através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). E para atender a essa demanda nomeou na última quarta-feira (23) mais 97 professores, o que totaliza um quadro de 513 docentes.
Mas o IFMT ainda está crescendo. Com a parceria da Prefeitura de Poconé, o IFMT está em processo de criação de mais um núcleo avançado na região pantaneira e está terminando a construção de mais dois campi: em Barra do Garças e Rondonópolis. Dessa forma o IFMT pretende alcançar todas as regiões do Estado de Mato Grosso.
Imprimir